Menu fechado

CARBOIDRATOS

Carboidratos são macronutrientes que, após a absorção pelo organismo, nos fornecem glicose, principal fonte de energia para o nosso organismo.

Numa dieta convencional, a orientação é de que 50 a 55% das calorias diárias  seja carboidrato.  Podem ser simples como os açúcares ou complexos como amido, celulose.  Quando os carboidratos não são utilizados na manutenção do nosso organismo, eles são armazenados na forma de glicogênio nos músculos e no fígado, e quando esses “depósitos” ficam cheios, o glicogênio é convertido em gordura.

Os açucares são carboidratos cristalizados comestíveis, tendo a sacarose, lactose e frutose os mais consumidos. São substâncias altamente palatáveis, que liberam dopamina, serotonina, opióides, que são substâncias do bem–estar, Desse modo, a ingestão pode se manter e entrar num circulo vicioso.

-O excesso de carboidratos simples como o açúcar branco refinado aumenta rapidamente a glicemia e leva ao estado de hiperinsulinemia, o que não é saudável.

Deve se dar preferência para os carboidratos complexos, que tem mais fibras e um índice glicêmico baixo, com menor velocidade para elevação de níveis glicêmico, tais como batata doce, pão integral , maçã, lentilha e aveia.

As fibras são também um tipo de carboidrato, abundantes entre em alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais matinais, pães e massas integrais, feijão preto, lentilha, grão de bico, nozes e sementes. Devemos ingerir acima de 25 gramas de fibras por dia, pois a fibra nos faz sentir saciados , altera a absorção da gordura no intestino delgado, além de servir de alimento para bilhões de bactérias da flora intestinal. Além disso, observa-se que o maior consumo de alimentos ricos em fibras está associado a uma queda de até 24% na incidência de doenças coronarianas, derrames, diabetes tipo 2 e câncer colorretal.