Menu fechado

Ansiedade e TAG

Ansiedade e Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Diferenças entre Ansiedade e TAG :

A Ansiedade faz parte da vida e  significa “expectativa”. A ansiedade  cria mecanismos para enfrentar o que está por vir, se preparando melhor para aquela situação, é natural sentir ansiedade e  é ela funciona como uma forma de defesa do corpo. Quem nunca ficou ansioso na véspera ou com o resultado de uma prova,   um pedido de namoro ou casamento, o primeiro dia de aula, a tão sonhada viagem, uma entrevista de emprego, etc ? Seus sintomas mais comuns são: dificuldades para dormir; dificuldades de concentração e pensar muito sobre o evento antecipadamente.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), por sua vez , é caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, de difícil controle e persistente, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV).

Principais sintomas da TAG: 

Preocupações e medos excessivos, Visão irreal de problemas

Inquietação ou sensação de estar sempre “nervoso”

Irritabilidade, Tensão muscular, Dores de cabeça e no  corpo

Dificuldade em manter a concentração

Náuseas ou queimação no estômago

Fadiga e sensação de cansaço constante

Dificuldade para dormir  ou manter-se acordado

Ficar facilmente assustada

Diagnóstico:

Os seguintes critérios devem ser atendidos para o diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada:

  • Ansiedade e preocupação excessivas sobre diversos eventos ou atividades na maioria dos dias da semana, por pelo menos seis meses.
  • Dificuldade em controlar os seus sentimentos de preocupação
  • Ansiedade ou preocupação que possa causar sofrimento significativo ou interfere com na rotina
  • Ansiedade que não está relacionada à outra condição de saúde mental, tais como ataques de pânico, abuso de substância ou transtorno de estresse pós-traumático (PTSD)
  • Pelo menos três dos seguintes sintomas em adultos e uma das seguintes opções em crianças: inquietação, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular ou problemas de sono.

Diferenças entre TAG e Síndrome de Pânico

A síndrome do pânico e o transtorno de ansiedade podem muitas vezes ser confundidos ou até mesmo andarem juntos:  O transtorno de ansiedade se caracteriza pela preocupação desproporcional de pessoas que antecipam problemas que não acontecem, têm pensamentos obsessivos, medos e dificuldades, com os sintomas acima citados . Já uma crise de pânico é de alta intensidade, com taquicardia, sudorese, aperto no peito, tontura e principalmente o medo / sensação iminente de morte.  A Síndrome do Pânico, por sua vez,  é  muito pontual e intensa, podendo inclusive acordar a pessoa à noite. Assim como o transtorno de ansiedade, a síndrome do pânico também pode ser desencadeada por diversos fatores e atingir pessoas que já tenham uma tendência genética. Mas o consumo de drogas psicoativas, cafeína, álcool e estimulantes também podem estimular o desencadeamento de um crise de pânico. “Enquanto uma crise de ansiedade é mais heterogênea e a pessoa fica o tempo todo pensando naquilo, a do pânico é mais rápida e pode paralisar a pessoa onde ela estiver. Sua principal característica que a diferencia da ansiedade é a sensação de morte iminente .

Tratamento

Psicoterapias:  É um tratamento extremamente recomendado para pessoas que sofrem dessa patologia, pois diante das sessões de psicoterapia o individuo aprende a compreender seus pensamentos e o que está fazendo com que eles se tornam recorrentes e então poder modificar. Além de poder desenvolver técnicas de relaxamento, como respiração e meditação.

Medicamentos ansiolíticos ( benzodiazepínicos e inibidores seletivos de recaptação de serotonina.

Por Camila Lofrano 

CRP: 06/148755