Menu fechado

Fibromialgia

O Que é Fibromialgia ?

A Fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor generalizada pelo corpo , principalmente na musculatura, como  consequência do processamento anormal da dor no sistema nervoso central, com aumento dos níveis de glutamato, um neurotransmissor excitatório no sistema nervoso central de pacientes com fibromialgia. É considerada como subtipo da sindrome de dor miofascial .  Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão , cefaléias e alterações intestinais.

Diferenças entre Dor Miofascial e Fibromialgia

A Síndrome de dor miofascial é definida como dor originada de pontos-gatilho miofasciais no músculo esquelético. É uma condição semelhante a fibromialgia, pois em ambas as condições  a dor muscular localizam e formam “cordões”  ou “nós” nos músculos. Enquanto na dor miofascial, os pontos dolorosos são chamados de “pontos-gatilho”,  pontos precisos e dolorosos que, à palpação, o paciente mostra um “sinal de salto” associado à dor referida, na fibromialgia , os “pontos sensíveis” dentro do músculo dolorido  não estão associados ao “sinal de salto” ou à dor referida. As origens comuns de dor e disfunção miofascial podem ser de trauma direto ou indireto, patologias da coluna, exposição a esforços cumulativos e repetitivos, disfunção postural e mal condicionamento físico.

Sintomas

Rigidez e dor na fibromialgia começam com frequência gradual, difusamente e com qualidade dolorosa. A dor é disseminada e pode piorar com fadiga, esforço muscular ou uso excessivo. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas. Os sintomas podem ser exacerbados por estresse ambiental ou emocional, transtorno do sono, trauma, exposição à umidade ou ao frio, ou por um médico, familiar ou amigo que transmita para o paciente a mensagem incorreta de que “isso é coisa da sua cabeça”. Os pacientes tendem a serem estressados, tensos, ansiosos, fatigados e, em alguns casos, depressivos.

Diagnóstico

  • Critérios clínicos
  • Dor e sensibilidade generalizadas, especialmente desproporcionais aos achados físicos
  • Resultados laboratoriais negativos, apesar dos sintomas difusos
  • Fadiga como sintoma predominante
  • O diagnóstico baseia-se nos critérios clínicos do American College of Rheumatology, que contemplam uma combinação de dor generalizada e a presença de vários outros sintomas cognitivos e somáticos, como os listados acima, que são classificados em termos de gravidade.

Tratamento

  • Alongamento e exercício aeróbico, aplicação de calor no local e massagem.
  • Monitoramento do estresse
  • Antidepressivos tricíclicos ou ciclobenzaprina para melhorar o sono
  • Analgésicos não opióides.
  • Acupuntura

Abordagem psicoterápica

A abordagem psicoterápica na fibromialgia está inserida no contexto da dor crônica , uma vez que a dor  também causa estresse, gerando assim um espiral de dor e estresse, comumente acompanhados de  ansiedade , depressão .

 

Por Camila Lofrano CRP: 06/148755