Menu fechado

Pandemia e Psicologia

ISOLAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA,  SEUS ASPECTOS PSICOLÓGICOS E DESAFIOS.

A pandemia causada pela dispersão da COVID-19 no mundo obrigou muitos países a adotarem o isolamento social como medida de contenção do vírus. As pequisas  indicam que pessoas submetidas ao isolamento social desenvolvem sintomas psicológicos variados, principalmente relacionados ao estresse, ansiedade e depressão, decorrentes da privação social e do confinamento. A pandemia de COVID-19  tem afetado toda a população mundial de diferentes formas (e.g., perda de familiares, demissões, restrição financeira, isolamento social e perda da liberdade).

Observaram diversos  fatores  como preditores de maior sofrimento mental:

  • Duração do período de isolamento social (> 10 dias).
  • Medo de ser infectado ou infectar outras pessoas, frustração, tédio, falta de suprimentos e informações inadequadas sobre a doença (Brooks et al., 2020). Alguns desses fatores foram associados a um maior número de sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), transtornos de ansiedade e afetos negativos após o final do isolamento social (Desclaux et al., 2017; Hawryluck et al., 2004; Jeong et al., 2016; Reynolds et al., 2008). 30% da amostra de alguns estudos sobre participantes submetidos ao isolamento social apresentavam critérios para o diagnóstico de TEPT (Hawryluck et al., 2004; Sprang & Silman, 2013),  prevalência  similar à encontrada em sobreviventes de guerra (Morina, Stam, Pollet, & Priebe, 2018).
  • Perda de familiares ou amigos , vitimas da COVID-19 .
  • Perdas financeiras e estigma, são  fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais e afetos negativos prolongados (Bai et al., 2004; Mihashi et al., 2009). Os prejuízos financeiros, por sua vez, parecem constituir maior fator de risco no desenvolvimento de transtornos mentais para famílias de nível socioeconômico baixo (Hawryluck et al., 2004).

O isolamento social é importante para redução do contágio , mas para se combater o isolamento psicológico, é muito importante nos mantermos  conectados, não perder a conexão com amigos e familiares, hoje facilitada pelos celulares e internet. Para tornar o isolamento tolerável é muito importante construir uma nova rotina, não ficar de pijamas,  buscar atividades lúdicas e criativas, como pintar, organizar fotografias, leitura, ouvir música, atividades físicas, bem como  manter as atividades de modo remoto,  como substituição de aulas presenciais, atendimentos médicos e psicológicos, e reuniões de trabalho.

No contexto da pandemia , o acolhimento  psicológico  tem um papel importante pois  responde às demandas espontâneas por ajuda psicológica no exato momento de sua urgência, colocando um espaço de escuta abertos à diversidade e pluralidade de demandas. Diferentemente  da psicoterapia em que se  aprofunda os aspectos pessoais , no Acolhimento Psicológico busca-se evitar a cronicidade de uma dificuldade psicológica circunstancial, auxiliando o discente para que possa lidar melhor com seus recursos e limites na superação das questões pontuais que causam sofrimento.

 

 

Por Camila Lofrano CRP : 06/148755